Foto: Victor Lannes / Rede Esportiva

O treinador do Pelotas para a disputa da Copa Seu Verardi, no segundo semestre, será anunciado nesta terça-feira (18). Já há algum tempo, porém, que o nome desse profissional é especulado. Mais precisamente, o nome de Felipe Endres.

Auxiliar de Gavilán na equipe do Pelotas que disputou o Gauchão, o profissional com passagem pela base do Grêmio agradou bastante a direção áureo-cerúlea no primeiro semestre. Por isso, agora, pode estar próximo de começar um projeto que tem um foco claro: recolocar o clube no cenário nacional.

Apesar de não muito conhecido no interior gaúcho, Endres é bastante respeitado no meio profissional. Em seu currículo, tem trabalhos comandando no Grêmio jogadores como Arthur (Barcelona), Jean Pyerre, Luan e Everton (Grêmio), Pedro Rocha (Cruzeiro), Walace (Hannover 96), entre outros.

Características

Foi no Grêmio, também, onde seu jeito de trabalhar ficou conhecido. “Sempre teve proposta ofensiva. Muito bom treinador e ótima pessoa”, comenta Luiz Ferrari, diretor das categorias de base tricolor.

Foto: Rodrigo Fatturi / AI Grêmio

Adepto do esquema 4-2-3-1, Endres é também conhecido por seu um estudioso do futebol. Em entrevista ao Jornal Zero Hora em 2017, o pai de Felipe, Alarico Endres, médico do Grêmio por 39 anos, contou algumas referências do filho. “Ele gosta do Mourinho, do Guardiola, desses treinadores mais modernos. Ele é alucinado pelo que faz. Se precisar, para e vê Ceilândia x Ilhas Virgens para ver o que pode achar de diferente para ser estudado naquele jogo. Fico feliz, o trabalho está vingando.”

Aos 37 anos, o treinador já acumula mais de uma década atuando em comissões técnicas. A carreira começou em 2008, na equipe do Porto Alegre. Teve passagens por Caxias e Juventude, além uma passagem pela Austrália, onde treinou a equipe B (sub-24) do South Melbourne. Na volta ao Brasil, treinou o profissional do Juventude e o time de transição do Grêmio. O início da relação com o Lobo veio este ano, quando foi auxiliar de Gavilán na equipe que disputou o Campeonato Gaúcho.

Início da Copa Seu Verardi

O congresso técnico para definir os detalhes da competição teve a data marcada nesta segunda (17). Será no dia 8 de julho, no auditório da FGF. A previsão é de que a Copa comece no início de agosto.

Saiba também: como o Pelotas está se estruturando para o segundo semestre.

Deixe uma resposta