Foto: Victor Lannes

O Grêmio Atlético Farroupilha é um dos mais tradicionais clubes do sul do estado, que assim como muitos, passa por dificuldades para manter o futebol no interior. Neste ano, após voltar à Divisão de Acesso, viveu maus momentos dentro das quatro linhas que resultaram em uma nova queda para a Terceirona. Visando passar por cima de tudo isso, e voltar mais forte com uma nova metodologia de trabalho, a gestão 2020/2021 já começou os planejamentos para a próxima temporada.

João Alcindo Degrandis é o vice-presidente de futebol do Tricolor (Foto: Victor Lannes)

O vice-presidente de futebol João Alcindo Degrandis aposta em um ano novo com novidades positivas no Tricolor. “Nós estamos passando por um processo de transição, no qual pretendemos nos tornar um marco na história do futebol pelotense. As minhas ideias foram muito bem aceitas pela direção e nós vamos tentar implantar.”

Foi anunciado para o cargo de executivo de futebol, José Felipe Borges, que possui um currículo extenso de gestão como diretor no Paulista Futsal. Ao fazer o anuncio, Degrandis fez um pedido ao companheiro de trabalho: “Chega do Farroupilha bonzinho, queridinho da cidade e tudo mais. Nós queremos um Fantasma assustador, que seja respeitado pelos adversários”, disse.

Chinês tem larga experiencia no futsal e chega para ser o executivo de futebol (Foto: Victor Lannes)

Apesar de já ter recebido outros convites para dirigir futebol de campo em sua carreira, o novo executivo José Felipe, apelidado de Chinês, afirma que a oportunidade no Farroupilha foi vista com outros olhos. “O que me estimula dentro do esporte é o desafio. Todo mundo gosta de vencer, mas isso requer trabalho e credibilidade”, afirmou.

Parceria com a UFPel
Já com o intermédio de Chinês, o Farroupilha fechou uma parceria com a Universidade Federal de Pelotas. O projeto prevê que a UFPel, através de uma equipe liderada pelo professor Inácio Silva, seja responsável por toda a preparação física do Tricolor. A parceria conta ainda com apoio nas áreas de nutrição, fisioterapia e psicologia. O acordo entre as instituições deve ser formalizado entre os meses de janeiro e fevereiro

Elenco para 2020
A ideia é fazer um recrutamento de atletas em um curto período no mercado regional. Em janeiro, serão realizadas avaliações com atletas que já se manifestaram no clube com uma vontade de atuar.

Comissão técnica
As negociações para o comando técnico e comissão do fantasma em 2020 estão bem encaminhas. O nome ainda não foi revelado, mas segundo os diretores, é um profissional da região.

Cuidados com o gramado
O campo do Estádio Nicolau Fico irá passar por reformas. A partir de 2020, os treinos do clube e da base serão nos campos do Barbuda e do Independente do Capão do Leão. Com isso, o gramado será menos utilizado e terá condições melhores nos jogos. Além disso, a base xavante, que mandava algumas partidas no Nicolau Fico, não irá mais utilizar o estádio. A parceria com o Brasil chegou ao fim este ano.

Em janeiro, um engenheiro agrônomo ficará à frente das reformas que contarão com uma nova drenagem. O alambrado também será reformado. O antigo já foi retirado e será substituído em breve.

Concurso para o uniforme oficial
Outra novidade é para a confecção do material esportivo utilizado pelos atletas em 2020. A camisa será selecionada através de uma disputa.

Regras:

  • participantes devem concorrer com apenas uma sugestão de cada modelo, ou apenas um modelo à escolha.
  • as inscrições serão do dia 1º ao 31 de janeiro e devem ser enviadas apenas por um pseudônimo para o email ([email protected]). Em outro arquivo, o participante deverá enviar a ficha de inscrição com os dados: nome, pseudônimo, endereço e telefone.
  • para a avaliação será constituída uma comissão composta por um representante da diretoria, um representante da torcida e representantes da imprensa. Serão selecionados três exemplares de cada modelo, num total de nove exemplares. A escolha final será por votação popular através do facebook. Os nove finalistas ganharão a camisa escolhida.

O vice de futebol ainda garantiu que, em breve, serão anunciada parcerias fortes e que ajudarão o Farroupilha a alcançar um patamar ainda mais alto. Segundo ele: “Uma delas é uma parceria com um clube gigantesco do futebol brasileiro”.

O Tricolor irá disputar a Terceira Divisão Gaúcha, que ainda não tem data para começar, mas o clube estima que terá mais de 60 dias para a preparação até o inicio da competição. O Tricolor se apresenta no dia 1° de fevereiro.

Diretoria
Presidente: Félix Penedo
Vice-presidente: Adinho
Vice-presidente de futebol: João Alcindo Degrandis
Vice-presidente social: Alci Moraes
Vice-presidente de relações institucionais: Luiz Gonzaga
Vice-presidente de patrimônio: Sérgio Maciel
Executivo de futebol: José Felipe Borges

Assista mais trechos da entrevista no vídeo:

Deixe uma resposta