O Rede Esportiva é um site de Pelotas, no Rio Grande do Sul, criado em janeiro de 2011. Com ênfase no futebol da cidade, preza pela qualidade da informação e olhar diferenciado na forma de se comunicar. Atualmente, é administrado pelos jornalistas Maurício Martins e Renan Turra Silva.

O site foi concebido pelos jornalistas Renan Silva, Mateus Kerr, Michel Burkert, Vinícius Guerreiro e Maurício Mesquita. Maurício Martins também idealizou o portal.

História

Por meio de iniciativas pioneiras no ano de 2011, o Rede Esportiva ganhou espaço rapidamente e conquistou, em pouco tempo, uma grande audiência. Conquistou, também, importantes parceiros. Já em janeiro daquele ano, o site firmou parceria com a RBS. Nos termos do documento, Rede e clicRBS Pelotas ficavam autorizados a utilizar-se do conteúdo do outro.

Levar internautas a lugares pouco acompanhados pela mídia tradicional também fez parte da estratégia inicial do site. Foi sob esse prisma que estreou a Rádio RE, que cobria ao vivo os jogos das categorias de base do futebol pelotense. A equipe revelou narradores e repórteres para o mercado pelotense e estadual, como Mateus Kerr (Band, Porto Alegre, idealizador da rádio online do Rede), Thaigor Janke Boeira (Band, Porto Alegre) e Eduardo Costa (Rádio Gaúcha Serra).

Primeiro Bra-Pel ao vivo

Pela primeira vez um clássico Bra-Pel foi transmitido com imagens, ao vivo e a cores. Em uma parceria memorável, a equipe de jornalismo do Rede Esportiva e do Diário Popular entraram para a história do esporte pelotense. Com a tecnologia desenvolvida pelo Rede Esportiva, o Bra-Pel 350 ganhou o mundo e foi assistido por mais de 15 mil pessoas no total. Nunca antes um clássico pelotense havia sido transmitido ao vivo por imagens. O sucesso foi tanto que a disputa subsequente, o Bra-Pel 351, foi transmitido pela TVCOM. Leia a reportagem da época.

Seminário Negócios do Esporte

Revolucionar. Mais do que cobrir e fomentar o esporte, o Rede Esportiva já foi além em sua história. Com o objetivo de oferecer à comunidade pelotense uma exposição de assuntos pertinentes do ponto de vista econômico, do marketing, da comunicação e da gestão esportiva, o site realizou o 1º Seminário Negócios do Esporte – Comunicação, marketing e administração. O encontro aconteceu nos dias 26 e 27 de outubro de 2012, no auditório do Colégio Gonzaga, com mais de 200 participantes. As principais atrações à época foram o diretor-executivo de marketing do Grêmio, Paulo César Verardi, e o publicitário que idealizou a campanha que alavancou o quadro social da Chapecoense, Fabricio Gastaldon.

Parceria com a TV Nativa

Para saciar a sede do internauta por conteúdo esportivo em Pelotas e possibilitar ainda mais a multimidialidade, durante o ano de 2013 todos os vídeos esportivos veiculados na TV Nativa eram publicados diariamente no acervo do Rede Esportiva e disponibilizados para o mundo todo. A parceria foi suspensa quando a emissora encerrou as atividades na região.